domingo, 18 de agosto de 2013

Camping à Prova de Tudo???

Muitos campistas assistem ao "Bear Grylls", no programa "À Prova de Tudo", e sentem vontade de fazer uns acampamentos mais selvagens. Claro que quando conversam com as esposas são logo lembrados da realidade.
Comigo não foi diferente, mas não tirou minha vontade de fazer trilhas com pernoites e experimentar algo de "BushCraft", que são técnicas mateiras, mas ainda não consegui realizá-las.
O Protagonista do programa "sobrevivencialista" acima mencionado, é um ex militar, especialista em ambientes inóspitos. Claro que no programa é tudo preparado e até ensaiado para demonstrar os conceitos de sobrevivência. Muitas críticas ao programa chegam a chamar de charlatanismo, mas acredito que algumas dicas são realmente úteis e válidas, bem como o programa é bem divertido e um bom entretenimento

Depois de tudo o que li na internet achei interessante que a empresa Gerber, um dos maiores fabricantes de cutelaria e ferramentas, lançou uma linha com o nome do sobrevivencialista "Bear Grylls".

Decidi conferir dois produtos desta grife: a Faca de Sobrevivência "BG Ultimate Survival Knife" e o Kit de sobrevivência "BG Ultimate Survival Kit".
Fotografados sobre minha mesa de jantar, podemos notar as iniciais do "Bear Grylls" BG e sua assinatura dividindo espaço com a marca Gerber. Nesta foto temos também um Curvímetro/Bússola/Termômetro da Guepardo, item que adicionei ao Kit da Gerber por absoluta falta de uma bússola. Que kit de emergência vem sem bússola???

Vamos começar pelo conteúdo do Kit.
Vemos acima os componentes do Kit, que vem numa bolsa com zíper, e dentro dela um "Ziplock".
Dentro dele há uma manta de emergência aluminizada, que pode ser usada para construir um abrigo; um serrote flexível com duas argolas para segurar; uma pederneira; fósforos de emergência com lixa; um rolinho de barbante encerado (quase um fio dental); um pequeno pedaço de arame para construir alguma armadilha; um rolinho de cordinha fina; uma "multi-ferramenta" com um pequeno alicate; um kit de pesca com alguns anzóis, linha e chumbadas; um apito de emergência; um espelho de sinalização; um "enorme" (minúsculo) chumaço de algodão para iniciar fogo; um pequeno kit de costura com linhas, agulhas, botões e um alfinete de segurança; um guia do "Bear Grills" de sobrevivência com sugestões (em inglês) para um abrigo, conseguir água e sinalização; e por último uma pequena lanterna chaveiro.
A manta aluminizada é muito útil em situações onde não existem muitos recursos para se aquecer de noite, e pode ser utilizada para conter água.
O serrote flexível é muito interessante: é um arame/corrente com uma série de nós, que é utilizado passando-se ao redor do galho que se deseja cortar e puxando-se as argolas uma de cada vez, num movimento de vai e vem. Corta mesmo! Apesar de não parecer algo muito duradouro é muito útil para uma situação de emergência.
A pederneira e os fósforos são alternativas para se fazer fogo. Para quem nunca usou uma pederneira, não ache que basta riscar e as fagulhas magicamente irão acender um grande fogo, exige prática. Os fósforos são revestidos com parafina para ajudar a impermeabilizar. Os dois podem ser utilizados junto com o algodão para iniciar o fogo, e depois de aceso deve-se colocar sobre o fogo gravetos finos, e ir gradativamente adicionando galhos até que o fogo esteja estável.
O barbante encerado e o pedaço de arame podem ser utilizados para se fazer alguma armadilha para pequenos animais, mas o material não explica como utilizar.
A cordinha tem muitas funções numa situação de emergência, entre elas: construir abrigo, armadilhas, ferramentas de campo e etc.
A multi-ferramenta é realmente de ótima qualidade e é um item fabricado pela Gerber, também vendido separado do Kit. Tem uma pequena lâmina, abridor de garrafas, uma pequena chave de fendas e uma lima/lixa, mas o melhor é o alicate.
O Kit de costuras é muito importante, pois no mato você pode rasgar sua roupa ou perder um botão.
O Kit de pesca vem com aquilo que você não vai conseguir com facilidade, restando para você encontrar uma varinha e uma bóia se for necessário.
O apito parece redundante, já que também existe um apito na ponta da cordinha usada para puxar o zíper, e outro na faca.
A lanterna dispensa comentários de utilização, mas possui uma intensidade bem baixa e parece útil somente para se localizar alguma coisa dentro da mochila, no porta luvas do carro ou dentro da barraca, se você já estiver no escuro por um bom tempo.
O espelho de sinalização é muito bom e possui um furo no meio, essencial para que você possa ver exatamente aonde está o reflexo do sol, o que facilita sinalizar para alguém bem longe. O folheto explica como utilizar o espelho com o reflexo ente os dedos para conseguir tal façanha.



Só não entendo como este Kit NÃO possui uma bússola!!!, por isso adicionei uma bússola com um termômetro e um curvímetro da marca Guepardo. Tive que pesquisar na internet o que raios é um curvímetro. Ele serve para medir o comprimento de uma estrada cheia de curvas sobre um mapa, e vem com várias marcações para mapas em diferentes escalas, como por exemplo 1:50000. Aproveitei e adicionei também alguns comprimidos de clor.in para tratar água e um isqueiro, afinal é muito mais fácil acender fogo assim numa situação de emergência real.

Agora vamos à faca:
Essa faca é MUITO legal. Tem um acabamento excelente e sua bainha tem pontos de fixação horizontal e vertical. O receptáculo da bainha é todo em plástico resistente e trava a faca com segurança. Note que ela tem uma cordinha com um apito na ponta. Uma cinta com velcro prende o cabo na bainha.


Na frente da bainha tem uma pequena peça em forma de T invertido. É uma pederneira embutida.


A minha pederneira tem marcas de uso, já que brinquei um pouco com ela. Faz faíscas bem fortes, que deixam qualquer pedra de isqueiro morrendo de vergonha. Parece ter uma durabilidade superior a mil raspadas, conforme o fabricante.
A faca possui uma parte usinada no dorso da lâmina para raspar a pederneira e fazer fogo. Podemos ver também que a lâmina é bem reforçada.

O cabo da faca possui uma espécie de batedor ou martelo.


 A lâmina tem um aço muito bom que, conforme reportado por muitos usuários, mantém a afiação por muito tempo, mesmo sob o uso mais severo. Metade da lâmina é com corte liso e metade com corte serrilhado, que já vem muito afiado. Lâminas é o que a Gerber faz de melhor e esta irá durar por muitos anos. A lâmina atravessa todo o cabo (Full Tang) até o pomo (martelo).


A empunhadura da faca é muito segura e permite trabalhos com precisão e segurança. Os furos na parte laranja permitem que a faca seja amarrada a uma vara para se fazer uma lança.

Para completar, a faca já vem com uma pedra diamantada na parte interna da bainha, para afiar a lâmina.

Com este Kit no bolso e esta faca na cintura já me sinto preparado para sentar e assistir ao programa "À Prova de Tudo". Brincadeirinha!! Ainda não tive oportunidade de testar os dois, mas vi vários videos onde a faca foi duramente abusada e martelada com pedras, rachando lenha como um machado e resistindo bravamente. Não pretendo fazer isso e com certeza irá durar muito.

Ambos foram adquiridos no site amazon.com mas podem também ser encontrados no mercado livre.
Segue links do amazon:
Bear Grylls Ultimate Knife
Bear Grylls Ultimate Survival Kit

Claro que é uma faca diferenciada, que não faz feito pra cortar uma picanha em um churrasco. A linha de produtos da grife "BG" possui outros itens, como cantis, lanternas, vários tipos de facas e canivetes e etc.

Espero que tenham gostado e se divertido com o post, e se tiverem alguma dúvida ou sugestão basta postar um comentário.

Obrigado.

Walgran e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário